INVESTIGADORES DOUTORADOS

Ana Rita Gil

Ana Rita Gil é Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, tendo obtido a classificação de “Aprovada com Distinção e Louvor por unanimidade”, com tese subordinada ao tema “A Proteção Derivada de Direitos Fundamentais de Imigração”. É licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com a média final de 16 valores, e pós-graduada em Direito da Protecção de Menores pela mesma universidade, com classificação final de “Muito Bom”.

É atualmente Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade Católica Portuguesa.

Desempenha ainda funções de Adjunta do Gabinete Provedora de Justiça, em particular em matéria de cooperação internacional e direitos humanos.

Foi assessora do Gabinete de Juízes do Tribunal Constitucional de 2010 a 2018.

Tem várias comunicações em Universidades Portuguesas e estrangeiras e várias publicações, sobretudo em Direitos Humanos, Direito da Imigração e dos Refugiados e Direito das Crianças. Tem colaborado em vários projectos para a Comissão Europeia, através das consultoras Milieu, Law and Policy Consulting, Lda., e Ramboll, bem como através de redes académicas, como a Odysseus (academic network for legal studies on immigration and asylum in Europe) e a European Network on Free Movement of Workers. É relatora nacional no Observatório Europeu de Cidadania, coordenado pelo EUDO, e membro do projecto OMNIA – Odysseus Monnet Network for Immigration and Asylum.

Áreas de investigação: Direitos Humanos, Migrações, Imigração, Estrangeiros, Refugiados, Crianças

Página da Investigadora no Portal Academia.edu, aqui.

Ana Rita Gil_2017