Colóquio ‘Ambush Marketing – Perspetivas de Marketing & Comunicação, Desporto e Direito’

Chamada para intervenções

Tema: Ambush Marketing – Perspetivas de Marketing & Comunicação, Desporto e Direito

Neste século, o desporto tornou-se o fenómeno mediático por excelência. As organizações desportivas e os eventos desportivos atraem participação e envolvimento da comunidade, investimentos elevados e uma atenção constante dos meios de comunicação social.

O patrocínio de clubes, outras organizações desportivas, atletas e eventos desportivos é tema frequente de notícias na imprensa e de debate entre os especialistas de marketing & comunicação e académicos. Surgem com regularidade notícias sobre os elevados valores investidos pelos patrocinadores de eventos e organizações desportivas, as mudanças de patrocinadores de clubes e estrelas do desporto, os reflexos de escândalos desportivos nos contratos de patrocínio celebrados pelos protagonistas dos escândalos. Às notícias seguem-se reflexões e comentários de especialistas.

Ameaçando a simbiose entidade ou evento desportivopatrocínio, surge o fenómeno conhecido por ambush marketing: uma forma de marketing associativo através da qual uma organização obtém vantagens promocionais, associando a sua imagem corporativa ou de marca à imagem de um evento ou organização, sem que tenha qualquer vínculo institucional ou contratual com esse evento.

É este fenómeno que queremos conhecer e discutir, avaliar a sua licitude ou ilicitude, discutir as fronteiras entre a criatividade comunicacional e o oportunismo concorrencial e também discutir a oportunidade, sentido ético e compatibilidade com valores e princípios gerais de direito dos instrumentos legais especificamente direcionados para a proteção dos eventos desportivos e combate do ambush marketing.

 

Convite à participação

A comissão organizadora convida todos os interessados a participar no 1.º Colóquio sobre Ambush Marketing – Marketing, Desporto e Direito, organizado pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, que decorrerá no dia 13 de Dezembro de 2018 na FDUNL.

Organização: Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, CEDIS – Centro de I&D sobre Direito e Sociedade

Comissão Organizadora: Magarida Lima Rego, Lurdes Vargas.

 

Chamada para intervenções – call for papers

Convidamos académicos (incluindo estudantes de doutoramento), advogados, magistrados e outros profissionais do direito, especialistas em marketing & comunicação e todos os interessados a apresentar propostas de intervenções relativas à temática ambush marketing.

As intervenções podem incidir sobre questões de direito, de marketing & comunicação ou adotar uma perspetiva interdisciplinar, podem circunscrever-se ao plano nacional ou adotar uma perspetiva transnacional, internacional ou comparatista.

Os tópicos elegíveis compreendem, mas não se restringem a:

  • Ambush marketing e protecção da marca
  • Ambush marketing e concorrência desleal
  • Ambush marketing, publicidade enganosa e práticas comerciais desleais
  • Ambush marketing e direitos de personalidade
  • O ambush marketing como fenómeno comunicacional associativo
  • Fronteiras entre a criatividade e o parasitismo nas campanhas de marketing.
  • Organização de eventos desportivos e monopolização do desporto como fenómeno social e cultural
  • Instrumentos legislativos de combate ao ambush marketing e liberdades de expressão e de imprensa
  • Instrumentos legislativos de combate ao ambush marketing e liberdade de concorrência

 

Formato: os resumos deverão ser redigidos em língua portuguesa, não exceder uma página e deverão ser enviados em formato PDF.

 

Procedimentos e prazos:

Os resumos devem ser enviadas por email para:

Lurdes Vargas: lurdes.vargas@fd.unl.pt

 

Envio de resumos: 15-11-2018

Comunicação de admissão: 30-11-2018

 

Para obter informação adicional sobre o colóquio e participação no mesmo, contacte: CEDIS@fd.unl.pt