AwarEU (European Awareness)

AwarEU (European Awareness) é um projecto financiado no âmbito do call “Social Inclusion through Education, Training and Youth” da Key Action 3 – Initiatives for Policy Innovation, do Programa Erasmus+.

Iniciado com Itália, Portugal, Espanha, França e o Reino Unido,

este projecto visa o desenvolvimento de um programa de trabalho modelo com o objectivo da sua disseminação por todas os países da UE.

O AwarEU assenta no formato do já largamente testado European Awareness Day (EAD), uma iniciativa de comunicação e educação que o CesUE desenvolveu para chegar a um alargado número de cidadãos europeus. Os EAD consistem na apresentação do espectáculo musical “Europa: que paixão! A história de um amor atormentado”, que proporciona aos cidadãos a oportunidade de se envolverem emocionalmente numa fundamental, e ainda assim largamente desconhecida, parte do seu passado.

Em 2017, o AwarEU irá divulgar o EAD por todos os países participantes: os autores do espectáculo estão a criar versões diferentes para cada audiência e a preparar uma versão em filme para cada evento.

logo vle trasparente

Após a tour de EAD’s, que terminará num duplo evento em Stirling (Escócia) nos próximos dias 13 e 14 de Junho, os parceiros AwarEU irão desenvolver e finalizar em cooperação um ambiente virtual de aprendizagem sobre a UE (VLEU) em várias línguas. O VLEU oferecerá a um número amplo de beneficiários os seguintes cursos multimédia: um curso inovador sobre a história da integração europeia que explorará as gravações do espectáculo musical, um curso básico sobre a UE ABC, bem como cursos específicos para professores e jornalistas.

Numa perspectiva metodológica de educação activa para uma cidadania activa, os cursos VLEU irão ainda explorar ferramentas digitais interactivas, como um serviço de helpdesk e sessões de Q&A à distância, um blog em várias línguas e uma newsletter sobre assuntos actuais e os recursos educacionais e financeiros da UE.

Uma vasta rede de parceiros associados irá ajudar a disseminar e explorar os resultados do AwarEU para lá do tempo de vida do projecto, entre os quais se encontram o European Broadcasting Union e o Centro de Informação Europeia Jacques Delors.

O projecto está aberto a novas adesões e cooperação futura com outras instituições, redes e organizações com todos os países, dentro e fora da UE.

Mais informações no site do projeto:

http://www.awareu.eu/pt/