INVESTIGADORES NÃO DOUTORADOS

Ayse Elif Yildirim

Breve apresentação e áreas de investigação

Ayse Elif Yildirim é uma estudante do Programa Doutoral NOVA Direito, bolseira da FCT, cujo trabalho se desenvolve na área do Direito Internacional.
Os seus estudos de licenciatura foram obtidos na Faculdade de Direito da Universidade de Ankara, durante os quais participou no Programa Erasmus, ao abrigo dos quais esteve um ano na Universidade Jagiollonia de Cracócia. Foi também eleita como membro da direção internacional da ELSA (European Law Studies Association) tendo trabalho em Bruxelas, na Bélgica, por 13 meses, durante os quais representou a associação perante várias instituições internacionais, nomeadamente a Nações Unidas e o Conselho da Europa.
A investigadora finalizou também, com sucesso, dois mestrados, um LLM em Direito no Contexto Europeu e Global, da Catolica Global School of Law e um MA sobre União Europeia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Istambul, tendo ainda trabalhado com várias sociedades de advogados, nas quais as suas áreas de atuação eram principalmente o direito das sociedades e o investimento direto estrangeiro, sendo uma advogada registada na Ordem dos Advogados da Turquia.
Presentemente, a dedica-se à investigação sobre direito internacional e a responsabilidade das empresas no concerne que à proteção e promoção dos direitos humanos.

Áreas de Investigação: Direito Internacional, Direito das Instituições Internacionais, Empresas e Direitos Humanos, Responsabilidade Empresarial, Direito dos Investimentos, Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável.

Short bio and research areas

Ayse Elif Yildirim is a doctoral student at the PhD in Law programme at the Universidade Nova de Lisboa focusing on International Law and a scholarship holder from the Foundation of Science and Technology of Portuguese Ministry of Education. She did her bachelor studies at the Ankara University, Faculty of Law, whereas she has been a part of the Erasmus programme and went to the Jagiellonian University in Krakow, Poland for a year. In pursuit of her bachelor studies, she got elected as the international board member of the European Law Students Association (ELSA, www.elsa.org) and worked in Brussels, Belgium for 13 months, where she represented the association before various international institutions, including the United Nations and the Council of Europe. She has two masters degrees, an LL.M. degree on Law in a European and Global Context from Catolica Global School of Law and an M.A. degree on European Union from Istanbul University Social Sciences Institute. She worked for several law firms, mainly focusing on corporate law and foreign direct investment and is still a lawyer of the Istanbul Bar Association.

Currently, she is researching on international law and the accountability of business enterprises with regard to protection and promotion of human rights.

Keywords: International Law, Law of International Institutions, Business and Human Rights, Corporate Accountability, Investment Law, Human Rights, Sustainable Development.

Elif Yildirim