Conferência “Igualdade de Género e Mobilidade: Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento na Lusofonia”

Sumário do Projeto

A temática da conferência foi delineada a partir do objetivo 5 dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (Igualdade de Género) que se enquadra no âmbito das atividades que o Nova Direito tem vindo a desenvolver.

Este encontro em específico visa promover o debate sobre as áreas de Igualdade de Género e de Mobilidade, em que se destacarão os desafios na mobilidade (migração, deslocamento e fluxos internos) enfrentados por mulheres e meninas. Ao mesmo tempo, visa refletir sobre as oportunidades para o desenvolvimento humano dessas mulheres e meninas em mobilidade, bem como as possibilidades de contribuir com o desenvolvimento do local de acolhimento.

 

Objetivos Específicos do Projeto

- Reunir especialistas do mundo lusófono para debater o tema da Igualdade de Género, numa perspetiva inovadora na realidade dos países de língua oficial portuguesa.

- Promover o debate sobre as áreas de Igualdade de Género e de Mobilidade, em que se destacarão os desafios na mobilidade (migração, deslocamento e fluxos internos) enfrentados por mulheres e meninas. Ao mesmo tempo, visa refletir sobre as oportunidades para o desenvolvimento humano dessas mulheres e meninas em mobilidade, bem como as possibilidades de contribuir com o desenvolvimento do local de acolhimento.

 

Instituições

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa
Instituto Camões (Entidade Parceira)
JurisNova (Associação da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa – Entidade Parceira)
Associação Mulheres sem Fronteiras (Entidade Parceira)

 

Equipa de Gestão de Projeto na Faculdade de Direito da UNL

Coordenação Científica Francisco Pereira CoutinhoEmellin de OliveiraAlexandra Luís

Maria João Carapêto

Organização João Marques de Azevedo

Duração

13 de abril de 2018 a abril de 2019

 

Financiamento

Instituições financiadoras: Instituto Camões, Jurisnova, Associação Mulheres sem Fronteiras, Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Valor do Financiamento: 15.601 euros (Instituto Camões – 11.635 euros; FDUNL – 3.008 euros; JurisNova – 725 euros; Associação Mulheres sem Fronteiras – 233 euros)

 

Outras Informações

Website do projeto: www.conferenciaods5.cedis.fd.unl.pt