Divulgação CEDIS: bolsa, financiamento, artigos, trabalhos e regulamento de avaliação e financiamento de Unidades de I&D

Oportunidades – Bolsas

  • Até 4 de novembro, encontra-se aberto o período de candidaturas para as bolsas de Excelência da Confederação Suíça para o período 2018-2019.  Estas bolsas destinam-se a cidadãos portugueses, mesmo que estejam a viver e/ou estudar fora de Portugal. Estão disponíveis para bolsas para estágios de investigação (e também para doutoramento e pós-doutoramento). Mais informações, aqui.
  • Até 30 de novembro, está aberto o prazo de candidaturas para a Young Scholars Fellowships (with grant) – Institute for Interdisciplinary Legal Studies – lucernaiuris (Lucerna, Suíça), destinada a doutorandos e pós-doutorandos, em áreas como Law, Media and Technology, Law and Economics, Histories of Law and Justice, Law, Arts and Humanities, Theory and History of Intellectual Property Rights, Law and Biomedicine e Law and Sustainability. Mais informações, aqui.

 

 

Oportunidades – Financiamento

  • Até 15 de setembro, está aberto o período de candidaturas para as subvenções do Parlamento Europeu para cofinanciar eventos que promovam um melhor entendimento da identidade, papel e natureza política do Parlamento Europeu, bem como o seu envolvimento com os cidadãos europeus e as suas atividades, que decorram entre 15 de dezembro de 2017 e 30 de junho de 2018. Mais informações, aqui.
  • Até 15 de novembro, encontra-se aberto no âmbito do Programa Widening, a convocatória ERA Chairs destinadas à capacitação de universidades e outras instituições de investigação. Será financiado o recrutamento de um chair com um percurso científico notável para a implementação de mudanças estruturais que impulsem a excelência científica na instituição ou no grupo de investigação. São ainda elegíveis atividades de formação, reuniões, publicações e atividades associadas à gestão do projeto. O chair poderá ser de qualquer nacionalidade e de qualquer área científica. Só poderá submeter uma proposta por instituição cuja proposta deverá ter como base uma análise SWOT da área científica da sua instituição.  Serão financiadas propostas no valor máximo de 2,5 milhões de euros para o período de cinco anos. Mais informações, aqui.

 

 

Oportunidades – Submissão de artigos/capítulos/publicações

  • Até 16 de outubro, a Revista Direito UFMS convida autores a submeter propostas de artigos para sua próxima edição a ser lançada em dezembro/2017. Mais informações, aqui.
  • Até 1 de novembro, decorre a call for papers para a publicação on-line The Second Draft. Mais informações, aqui.
  • Sem data, a revista Journal of Comparative Urban Law and Policy procura propostas de artigos para o seu segundo número. Mais informações, aqui.
  • Sem data, o e-Journal GenObs procura propostas de artigos para a sua edição do verão de 2018 com o tema Resistance and Testimony, numa perspetiva multidisciplinar (incluindo uma perspetiva jurídica). Mais informações, aqui.
  • Call for papers permanente, a revista online Books & Ideas aceita propostas de artigos (recensões, trabalhos académicos e ensaios). Mais informações, aqui.

 

 

Oportunidades – Submissão trabalhos

  • Até 13 de setembro, decorre a appel à contributions para a jornada de estudos L’Union européenne et la paix : quelles avancées vers une fédération européenne? (Caen, França, data em 2018 a confirmar). Mais informações, aqui.
  • Até 30 de setembro, está aberto o prazo para a submissão de propostas de trabalhos para o Seminário Portugal-Brasil: Tecnologia e Sociedade no Século XXI (Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro-Brasil, 9 e 10 de novembro). Serão aceitas submissões de artigos relativos aos seguintes temas: Direito à Privacidade na Era do Big Data; Implicações das novas tecnologias na investigação criminal; Fake News e a Comunicação na Internet; Responsabilidade Civil e Robótica; SmartCities, Mobilidade e Privacidade – Riscos e Oportunidades; Plataformas Digitais – Novas Possibilidades. Mais informações, aqui.
  • Até 1 de novembro, encontra-se aberta a chamada para a TICYUrb (Terceira Conferência Internacional de Jovens Investigadores Urbanos), que está organizada em dez secções temáticas:  Collectivecity (o direito à cidade: 50 anos depois), Productcity (a cidade como mercadoria), Divercity (diversidade na cidade), Fractalcity (a cidade entre políticas), Ucity (utopias e distopias), Fearcity (in-segurança), Metacity (modos de fazer e pensar cidade), Transitcity (migrações e racismo), Riskcity (a cidade e o risco) e City O’clock (24 horas na cidade). (ISCTE, Lisboa, 18 a 22 de junho 2018). Mais informações, aqui.
  • Até 20 de dezembro, decorre o prazo para submissão de trabalhos (resumos) para a Frontiers of Prevention, conferência inaugural do Institute for Genocide and Mass Atrocity Prevention (Binghamton, Nova Iorque-EUA, 13 a 15 de abril de 2018). Mais informações, aqui.

 

 

Outras Informações

  • Até 10 de setembro, decorre o período de votação para o Orçamento Participativo Portugal, que inclui propostas na área da Ciência e da Justiça. Mais informações, aqui.
  • Até 24 de setembro, estão abertas as candidaturas para integrar a Comissão de Programa (CPF) da 1.ª Iniciativa Lusófona do Fórum de Governação da Internet, que se realizará em Lisboa, em 2018, e que visa enriquecer o diálogo e a cooperação entre os países de língua portuguesa nas matérias relacionadas com a Governação da Internet, tais como as competências e literacia digitais, cibersegurança, privacidade, acesso, conectividade, neutralidade da Internet e desenvolvimento sustentável. Mais informações, aqui.
  • Foi homologado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior o Regulamento de Avaliação e Financiamento Plurianual de Unidades de I&D para a avaliação FCT de 2017/2018. O regulamento entrará em vigor após a sua publicação em Diário da República, estando a submissão de candidaturas prevista para novembro. Mais informações, aqui.