Divulgação CEDIS: eventos, bolsas, prémios, submissão de artigos e trabalhos

Acontece no CEDIS e na NOVA Direito

  • 11 de janeiro de 2018, tem lugar na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa o lançamento do 7.º Boletim e do site do Observatório da Legislação Portuguesa. Mais informações, aqui.
  • 22 e 23 de janeiro de 2018, tem lugar o III Congresso Lusobrasileiro sobre Alienação Parental – Ressignificar conflitos. Mais informações, aqui.
  • 15 e 16 de fevereiro, tem lugar na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa a conferência The Global Legacy of Truth Commissions. Mais informações, em breve.

 

 

Oportunidades – Bolsas e Emprego Científico

  • De 1 de janeiro a 31 de janeiro de 2018, estarão abertas as candidaturas para as Bolsas Fulbright Portugal para investigação nos Estados Unidos, apoio à realização de projetos de pesquisa em universidades ou centros de investigação nos EUA. As bolsas, com duração de 4 a 9 meses, destinam-se a bolseiros de doutoramento diretamente financiados pela FCT que tenham previsto, no âmbito do seu plano de formação, a realização de um período de investigação numa universidade ou centro de investigação norte-americano. Mais informações, aqui.
  • Até 31 de janeiro de 2018, decorre o prazo para apresentação de candidaturas às Bolsas para apoio à participação de oradores dos EUA em conferências e seminários em Portugal organizados por instituições portuguesas, com início em maio de 2018, da FLAD. Mais informações, aqui.
  • Até 31 de janeiro de 2018, está aberto o período de candidaturas para as Bolsas para apresentação de comunicações em conferências nos EUA, com início em maio de 2018, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD). Mais informações, aqui.
  • Até 12 de fevereiro de 2018, está aberto o Concurso da FCT para ‘Estímulo ao Emprego Científico Individual 2017’, que visa o financiamento individual de 500 contratos para investigadores doutorados em todas as áreas científicas. Mais informações, aqui.

 

 

Oportunidades – Prémios

  • Até 15 de janeiro de 2018, os interessados poderão concorrer ao Prémio James Crawford Prize of the Journal of International Dispute Settlement. O prémio consiste num vale de 500£ para livros da Oxford University Press e uma subscrição da revista. Mais informações, aqui.
  • Até 19 de fevereiro de 2018, estão abertas as candidaturas para o Prémio Professor Doutor Paulo de Pitta e Cunha 2018. Este prémio, destinado a alunos de licenciatura, mestrado ou doutoramento com matrícula no letivo 2017/2018 de todas as instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, entrega o valor de 2.500€ para o melhor trabalho de investigação numa das seguintes áreas: direito da União Europeia, integração europeia, relações entre Portugal e União Europeia, economia europeia ou união económica e monetária. Mais informações, aqui.

 

 

Oportunidades – Submissão de artigos/capítulos

  • Até 31 de dezembro, foi alargado o prazo para a submissão de propostas de trabalhos para a publicação sobre Tráfico de Seres Humanos. Mais informações, aqui.
  • Até 15 de janeiro de 2018, decorre a call for papers para uma edição especial da revista Genocide Studies and Prevention: An International Journal, dedicada a Raphael Lemkin. Mais informações, aqui.
  • Até 31 de janeiro de 2018, os interessados são convidados a enviar propostas de artigos para o The Canadian Yearbook of International Law. Mais informações, aqui.
  • Até 1 de abril de 2018, está aberto o prazo para o envio de propostas de artigos para a revista European Competition and Regulatory Law Review. Mais informações, aqui.
  • Sem data, está aberta a call for papers para a revista Brill Open Law, com o tema Tensions and Attractions in International Law: Patterns in Normative and Institutional Diversification. Mais informações, aqui.

 

 

Oportunidades – Submissão de trabalhos

  • Até 10 de janeiro de 2018, os interessados são convidados a enviar propostas de trabalhos para o 5.º Congresso Direito na Lusofonia (Escola de Direito da Universidade do Minho, 22 a 24 de março de 2018). O Congresso contará com as seguintes áreas temáticas: Direitos fundamentais no mundo digital, Novos desafios para o Direito e sociedade de informação, Novas tecnologias como meio de Justiça, Governação e democracia. Mais informações, aqui.
  • Até 15 de janeiro de 2018, decorre a call for papers para a conferência Values and principles in multilevel governance: challenges and opportunities (Antuérpia, Bélgica, 25 de maio de 2018). Mais informações, aqui.
  • Até 15 de janeiro de 2018, encontra-se aberto o prazo para submissão de propostas de trabalhos (resumos) para a conferência Key Biographies in the Legal History of European Union 1950-1993 (Frankfurt-am-Main, Alemanha, 21 a 22 de junho de 2018). Mais informações, aqui.
  • Até 20 de janeiro de 2018, os organizadores convidam os interessados a enviarem propostas de trabalhos (resumos) para a conferência The Authoritarian Pushback and the Resilience of International Institutions (Hong Kong, China, 25 a 27 de junho de 2018). A organização disponibiliza um apoio financeiro para a viagem dos autores com trabalhos selecionados. Mais informações, aqui.
  • Até 31 de janeiro de 2018, está aberto o prazo para o envio de propostas de trabalhos para o 1.º Encontro de Doutorandos e Recém-Doutorados em Direito da Arbitragem (Faculdade de Direito, Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa, Porto, 23 de março de 2018). Mais informações, aqui.
  • Até 31 de janeiro de 2018, os interessados podem enviar propostas de trabalhos para a conferência Understanding Causes and Consequences of Criminalisation of Migration (Liubliana, Eslovénia, 17 a 18 de maio de 2018). Mais informações, aqui.
  • Até 27 de fevereiro de 2018, decorre a chamada para trabalhos para a Stockton University Conference on Genocide, Mass Atrocity, and Human Rights (New Jersey, EUA, 27 de março de 2018). Mais informações, aqui.
  • Até 1 de março de 2018, encontra-se aberto o prazo para o envio de propostas de trabalhos (resumos) para a conferência 4th Master Seminar on Post-Genocide (Nathan Weiss Graduate College, EUA, 19 a 20 de abril de 2018). Mais informações, aqui.

 

 

Outras oportunidades

  • Até 31 de janeiro de 2018, os estudantes de Doutoramento poderão candidatar-se a participar no Max Planck Summer Academy for Legal History 2018 – The World and the Village. The Global and the Local in Legal History (Frankfurt-Am-Main, Alemanha, 16 a 27 de julho de 2018). O alojamento é garantido pela organização e há algumas bolsas disponíveis para a viagem. Mais informações, aqui.