Divulgação CEDIS: eventos, submissão de trabalhos e outras oportunidades

 

Acontece no CEDIS e na NOVA Direito

  • 14 de maio, às 16h, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Anfiteatro A, decorre a apresentação do livro “Estratégia de Segurança Nacional”, do Professor Nelson Lourenço, e que contará com a presença de Sua Excelência o Presidente da República. Mais informações, aqui.
  • 15 de maio, às 18h30, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, tem lugar o lançamento do livro “A Short History of European Law. The Last Two and a Half Millennia”, de Tamar Herzog, e apresentação do Professor António Manuel Hespanha. Mais informações, aqui.
  • 15 e 16 de maio, decorre na Reitoria da UNL, o VI CONSEDE – Congresso de Segurança e Democracia. Mais informações, aqui.
  • 16 de maio, às 14h30, decorre o English SPEEDcom o tema Legal Education in the Iberian Peninsula: a Historical Perspective, apresentado pela Professora Laura Beck e comentado pela Professora Cristina Nogueira da Silva. Mais informações, aqui.
  • 16 de maio, às 18h30, decorre o SPEED com o tema A (im)possibilidade de modificação do objeto do processo á luz do Código de Processo Civil de 2013, apresentado pelo Doutorando Guilherme Gomes e comentado pela Professora Mariana França Gouveia. Mais informações, aqui.
  • 21 de maio, tem lugar na Vieira de Almeida (Lisboa), com o apoio da NOVA Direito, o Outer Space for Development: Policy, Business and Regulatory Summit. As inscrições estão abertas até 11 de maio. Mais informações, aqui.
  • 24 de maio, às 19h no Almedina Arrábida Shopping (Porto), decorre o lançamento do livro Direito e Segurança – Cidadania, Soberania e Cosmopolitismo, do Professor Jorge Bacelar Gouveia. Mais informações, aqui.
  • 25 e 26 de maio, na Faculdade de Direito da UNL, tem lugar o 15ª Congresso Nacional de Bioética: Neuroética – da Bioética ao Biodireito. Mais informações, aqui.
  • 8 de junho, na Faculdade de Direito da UNL, decorre a conferência Trabalho a termo e trabalho temporário – velhos problemas novos desafios. Mais informações, aqui.

 

 

Oportunidades – Bolsas

  • Até 31 de maio, a Deputação da Corunha (Galiza – Espanha) informa os eventuais interessados que poderão candidatar-se às bolsas de investigação para titulados universitários que pretendam desenvolver um trabalho de investigação de, pelo menos, nove meses de duração. Ao todo, a instituição provincial reserva para este concurso 160.000 euros, que serão distribuídos em 20 bolsas de 8.000 euros, 3 das quais para a área de ciências sociais e jurídicas. Mais informações, aqui.

 

 

Oportunidades – Prémios

  • Até 31 de julho, estão abertas as candidaturas para a 5.ª Edição do Prémio Estudos de Ciências Sociais e Humanas de Macau. Uma das categorias do Prémio é Política, Direito, Jornalismo e Sociologia. Os prémios dividem-se em dois grupos: “Prémio de Monografia” e “Prémio de Tese”, com os valores de, para Monografia, os prémios de primeiro, segundo, e terceiro lugar e os prémios de excelência, são de MOP50,000, MOP30,000, MOP15,000 e MOP10,000, respetivamente; para Tese, os prémios são de MOP25,000, MOP15,000, MOP8,000 e MOP5,000, na mesma ordem de classificação mencionada anteriormente. Mais informações, aqui.
  • Até 15 de setembro, os interessados poderão candidatar-se ao Common Market Law Review Prize, destinado a jovens investigadores. Este prémio tem o valor monetário de 500€ e o direito de ver o seu artigo publicado na revista. Mais informações, aqui.

 

 

Oportunidades – Submissão de artigos

  • Até 31 de julho, está aberto o período de submissão de artigos para a revista Australian Journal of Clinical Education com o tema Teaching and Learning in Interdisciplinary Higher Education: Law and Social and Health Sciences. Mais informações, aqui.
  • Até 20 de setembro, decorre a call for papers (abstracts) para a AIDA Europe Research Series on Insurance Law and Regulation “Insurance and Human Rights”. Mais informações, aqui.

 

 

Oportunidades – Submissão de trabalhos

  • Até 25 de maio, decorre o período para o envio de propostas de comunicações para a conferência Trade Impacts of Fossil Fuel Subsidies (Genebra, Suíça, 5 de outubro). Mais informações, aqui.
  • Até 11 de junho, os organizadores da conferência internacional The future of Health Law(Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 11 a 12 de outubro) convidam os interessados a submeterem propostas de trabalhos (resumos). Mais informações no ficheiro em anexo.
  • Até 15 de julho, está aberta a chamada para trabalhos para a 1.ª Conferência Internacional de Resolução de Conflitos e Estudos da Paz (Universidade Autónoma de Lisboa, 29 a 30 de novembro). São aceites artigos em português e inglês e os artigos apresentados na conferência serão considerados para publicação em um de dois formatos: na revista JANUS.NET, e-journal of International Relations (bilingue, SCOPUS) ou em um livro publicado pela UAL/OBSERVARE. Mais informações, aqui.
  • Até 23 de julho, os interessados poderão enviar propostas de trabalhos (abstracts) para a conferência The Transnationalization of Anti-Corruption Law(Paris, França, 6 a 7 de dezembro). Mais informações, aqui.
  • Até 30 de julho, encontra-se aberto o período para o envio de propostas para a conferência Petitions in the Age of the Atlantic Revolutions (c.1760 – c.1840) (Instituto de Ciências Sociais, Lisboa, 13 a 15 de fevereiro). Mais informações, aqui.
  • Até 1 de novembro, está aberto o prazo para a submissão de propostas de trabalhos (abstracts) para a conferência TILTing Perspectives 2019: Regulating a World in Transition (Tilburg, Holanda, 15 a 17 de maio de 2019). Os temas da conferência serão: Data Protection, Health and Environment, Responsibility in Artificial Intelligence, Intellectual Property and Innovation, Digital Clearinghouse and Justice e data market. Mais informações, aqui.
  • Até 31 de dezembro, decorre a call for papers para o 29th World Congress of the International Association for Philosophy of Law and Social Philosophy,  com o tema Dignity, Democracy, Diversity (Universidade de Lucerna, Suíça, 7 a 13 de julho de 2019). Mais informações, aqui.

 

 

Outras oportunidades

  • Até 17 de maio, decorre o período para manifestação de interesse para integrar o Comité de Gestão de Ações COST. A COST tem como missão apoiar a criação de redes de cooperação transnacional entre investigadores em toda a Europa, para que de uma forma livre, aberta e em conjunto, desenvolvam as suas ideias e iniciativas. Estas redes, denominadas COST Actions, possibilitam avanços no desenvolvimento do conhecimento científico e a capacitação dos seus participantes. Portugal é caso de sucesso na COST, da qual mais de 1.000 investigadores nacionais beneficiam atualmente, participando em mais de 95% das Ações ativas. Mais informações, aqui.

 

call for papers_the future of health law