INVESTIGADORES NÃO DOUTORADOS

Duarte Caldeira

GRAU: Licenciatura

Licenciado em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, desde 2011 exerce as funções de Presidente do Conselho Diretivo do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil (CEIPC), associação privada sem fins lucrativos, que tem como objetivo” a produção e divulgação de informação, bem como a realização de estudos e trabalhos de investigação que contribuam para a construção de uma cidadania responsável e interventiva, no âmbito da Proteção Civil”.
No âmbito deste cargo dedica-se à investigação aplicada no domínio do planeamento de emergência, organização jurídica, desempenho operacional e prevenção de riscos no contexto do sistema de proteção civil. Para além disto, desempenha funções como docente/formador nas áreas anteriormente citadas, nomeadamente como coordenador do Curso de Extensão Universitária em Emergência e Proteção Civil, ministrado na NOVA DIREITO.
De 1996 a 2010 foi dirigente da Escola Nacional de Bombeiros, tendo exercido as funções de Presidente desta instituição, no período 2002-2010. Presidiu ainda ao Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses durante 12 anos e Integrou a Comissão Nacional de Proteção Civil e o Conselho Nacional de Bombeiros, durante o mesmo período.
Coordenou diversos manuais de formação editados pela Escola Nacional de Bombeiros, bem como colaborou em diversas outras edições, relacionadas como o sistema de Proteção Civil. A este propósito destaca-se a colaboração na Enciclopédia Direito e Segurança, editado pela Almedina, com a autoria das entradas “ Autoridade Nacional de Proteção Civil”, “Bombeiros”, Emergência Médica” e “ Proteção Civil”.
Áreas de investigação: Prevenção, Riscos, Emergência, Socorro, Ordenamento jurídico, Segurança, Cidadania .

Foto DC tipo passe