INVESTIGADORES DOUTORADOS INTEGRADOS

< VOLTAR

Duarte Lynce de Faria

Duarte Lynce de Faria é licenciado em Ciências Militares-Navais pela Escola Naval (1981) e em Direito (Jurídico-Económicas) pela Faculdade de Direito de Lisboa (1995), Mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito de Lisboa (1998), Doutor em Direito Internacional Privado pela Universidade da Extremadura (Espanha) (com a menção de doutoramento europeu) (2015) e Doutor em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito de Lisboa (na área de Direito Marítimo) (2017). Está, igualmente, habilitado com o curso de pós-graduação em gestão do transporte marítimo e gestão portuária pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) (2000).

A sua atividade profissional, como oficial de Marinha, incluiu a frequência de diversos cursos na área das operações navais em Portugal e em países da NATO e o desempenho de funções a bordo de unidades navais operacionais, no Centro de Instrução de Tática Naval (CITAN) e no Estado-Maior da Armada nas áreas de pessoal e organização e dos serviços de informações militares.

A partir de 1996, participou como conferencista na formação dos cursos geral, de estado-maior e superior naval de guerra no Instituto Superior Naval de Guerra (ISNG) e, posteriormente, no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM) e no seu sucedâneo, o Instituto Universitário Militar (IUM).

Posteriormente, passou a desempenhar as funções de docência na Escola Naval, na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique em cursos de curta duração e no ISEG no curso de pós-graduação em gestão do transporte marítimo e gestão portuária.

A partir de 1998, como atividade profissional não docente, desempenhou as funções de administrador do Instituto Marítimo-Portuário (IMP), diretor do gabinete jurídico e diretor de projetos estratégicos da administração dos portos de Setúbal e Sesimbra (APSS, SA) e, por três mandatos, membro do CA da administração do porto de Sines e dos portos de Sines e do Algarve (APS, SA).

Em 2015, iniciou a sua atividade docente no Mestrado em Direito e Economia do Mar na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Publicou 7 livros e diversos artigos nas áreas do direito do mar, do direito marítimo e da segurança marítima.

 

Áreas de interesse: Cláusula “Himalaya” – Contentorização – Contrato de volume – Linha regular – Parte executante marítima – Regras de Roterdão – Transporte marítimo – Transporte “maritime plus” – Transporte porta-a-porta – Janela única portuária.

IMG_1802