INVESTIGADORES NÃO DOUTORADOS

Joana Amaral Rodrigues

Joana Amaral Rodrigues é Licenciada e Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. A sua dissertação de Mestrado – Um Ministério Público Europeu: algures entre o optimismo e a resistência? Da protecção dos interesses financeiros comunitários às possibilidades de desenho do novo órgão – foi distinguida com o Prémio Europeu Professor António de Sousa Franco 2011 na categoria de Investigação e publicada pela Almedina.

É doutoranda na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, estando a preparar dissertação na área do Direito Penal Europeu sob orientação da Professora Doutora Teresa Pizarro Beleza e do Professor Doutor Nuno Piçarra.

É ainda Jurista no Banco de Portugal desde 2008 (Advogada in-house desde 2010), em regime de licença desde final de 2015 para conclusão do doutoramento.

Publicou uma monografia, três artigos em obras colectivas, quatro artigos em revistas científicas e um artigo em e-book.

Áreas de Interesses de Investigação: Direito Penal Europeu, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito das Contraordenações, Direito da União Europeia, Teoria do Direito, Direito Constitucional, Direito Internacional Público.

JAR - fotografia 2016