Joana Amaral Rodrigues

Joana Amaral Rodrigues é Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (2018), tendo apresentado dissertação subordinada ao tema “O Direito Penal Europeu e a dupla subsidiariedade: competência penal da União Europeia, condições do seu exercício e compatibilidade com o paradigma da protecção subsidiária de bens jurídicos”, sob orientação da Professora Doutora Teresa Pizarro Beleza e do Professor Doutor Nuno Piçarra (Aprovada com Distinção e Louvor por unanimidade). É Licenciada (2006) e Mestre em Ciências Jurídico-Criminais (2009) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

A sua dissertação de Mestrado – “Um Ministério Público Europeu: algures entre o optimismo e a resistência? Da protecção dos interesses financeiros comunitários às possibilidades de desenho do novo órgão” – foi distinguida com o Prémio Europeu Professor António de Sousa Franco 2011 na categoria de Investigação e publicada pela Almedina.

É Jurista no Banco de Portugal desde 2008 (Advogada in-house desde 2010).

Publicou uma monografia, três artigos em obras colectivas, quatro artigos em revistas científicas e um artigo em e-book.

Áreas de Interesses de Investigação: Direito Penal Europeu, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito das Contraordenações, Direito da União Europeia, Direito Constitucional, Direito Internacional Público.

JAR - fotografia 2016