INVESTIGADORES DOUTORADOS

GRAU: Agregação

CATEGORIA PROFISSIONAL:

Professor Associado

José João Abrantes é licenciado em Direito (1977) e mestre em Ciências Jurídicas (1986) pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Bremen (2000). Agregado em Direito (Direito Privado) pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (2012), onde é Professor desde 2000. É actualmente Pró-Reitor da Universidade Nova de Lisboa (um de entre vários cargos de gestão universitária que tem exercido). Tem colaborado, sobretudo a nível de ensino pós-graduado, com diversas Escolas, v.g., jurídicas e não jurídicas. Teve experiências universitárias e participou em iniciativas científicas em vários países na Europa e não só, tendo sido bolseiro de diversas Instituições, como a Direcção dos Direitos do Homem do Conselho da Europa, o Goethe-Institut, o Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação para a Ciência e Tecnologia. É membro de inúmeras associações jurídicas, órgãos de revistas científicas, projectos de investigação e redes científicas, com destaque para o facto de ser membro fundador da ELLN – European Labour Law Network.

Áreas de interesse: Direito do Trabalho, Direito Civil, Direitos Fundamentais e Direito da Segurança Social.

Curriculum Vitae:
CV_JJA