Lídia Maria Ribas

CATEGORIA PROFISSIONAL:

Docente Universitária

limaribas@uol.com

Doutora em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (1999), com mestrado em Direito do Estado pela PUC/SP (1996). Realizou pós-doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade do Museo Social da Argentina UMSA/IEAT – Instituto Educacional “Almirante Tamandaré” (2003) e na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2015). Pós-doutoranda em Direito pela Universidade Nova de Direito. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB (1979), graduação em Direito pela UCDB (1989), graduação em Formação de Professores pela UCDB (1982), graduação em Administração de Empresas pela UCDB (1981), especialização em Elaboração e Análise de Proj. de Desenv. Regional, pelo Centro de Treinamento Para o Desenvolvimento Econômico, IPEA – CENDEC (1984), especialização em Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (1984), especialização em Análise de Sistemas, pela Ctis Informática e Sistemas Ltda (1989), especialização em Direito Civil e Empresarial, pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1992). Tem experiência na área de Economia e Direito, com ênfase em Gestão Pública e Direito Financeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: direito tributário, direito ambiental e constitucional, processo administrativo tributário, penal tributário, políticas públicas, desenvolvimento regional, monitoramento e avaliação. Atualmente é docente da Faculdade de Direito Prof. Nelson Trad, da UFMS e da Universidade UNIDERP-Anhanguera-UNIDERP, em Campo Grande/MS – Brasil. É avaliadora do MEC (banco de avaliadores do INEP). Líder do Grupo de Pesquisas no CNPq – Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável. É membro do Centro de I&D sobre Direito e Sociedade – CEDIS (UNL) e associada ao CONPEDI – Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. Investigadora do iLab. Atua como parecerista ad hoc para avaliação de eventos, de revistas e de projetos científicos.

Áreas de interesse: Direito Tributário (processo adminitrativo-tributário, penal tributário, tributação e meio ambiente); Direito Constitucional.

CV:  http://lattes.cnpq.br/6871754362505452

Lidia Maria Ribas fev 15