Maria Helena Varela

Maria Helena Carvalho Athayde B. Varela, licenciada em Direito pela faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, mestrado em Direito das Empresas (especialização em Direito do Trabalho), no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), com uma dissertação intitulada “O Assédio Moral no Futebol Profissional”.

Interessa-se, particularmente, pelos assuntos ligados à temática dos direitos humanos. Por este motivo, ainda durante o período do estágio para a Ordem dos Advogados (OA), prestou colaboração jurídica a Organizações não Governamentais (ONGs) que actuam nestas áreas, tais como a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a Amnistia Internacional (AMI).

Actualmente encontra-se a fazer o doutoramento na faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e como aluna bolseira da FCT está exclusivamente dedicada ao seu projecto de investigação. Em traços largos, pretende investigar a situação jurídica dos imigrantes em situação irregular, especialmente no que diz respeito ao acesso ao direito fundamental ao trabalho.

Áreas de interesse: Imigração irregular; Direitos Humanos, Direito do Trabalho, Direito Constitucional, Multiculturalismo, Cidadania diversificada, Globalização.

fotografia_Maria Helena Varela