INVESTIGADORES NÃO DOUTORADOS

Marlene Mendes

Marlene Alexandra Ferreira Mendes nasceu em Coruche em 22 de Abril de 1976. Em 1994 ingressou no Curso de Licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e aí termina esse seu ciclo de estudos em 1999 com a classificação final de Bom – 14 valores. Em 2003, ingressou no Curso de Mestrado Científico em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que vem a terminar em Dezembro de 2008 com a defesa da Tese de Mestrado intitulada A flexibilidade do contrato de trabalho, sob a orientação da Exma. Professora Doutora Maria do Rosário Palma Ramalho. Obtém a classificação de 15 valores e o grau de mestre em Ciências Jurídico-Empresariais. Em 2009 ingressou no Curso de Doutoramento em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, curso que se encontra atualmente a frequentar sob a orientação da Exma. Professora Doutora Helena Pereira de Melo. Desenvolve os seus trabalhos de investigação no âmbito do direito da segurança e saúde no trabalho.
A título profissional no período de 1999 a 2001 realizou o seu estágio como advogada estagiária findo o qual, em 2001, obteve a sua cédula profissional de advogada. De 2001 a 2003 exerceu a advocacia em escritório próprio. Desde 2003 exerce funções docentes no Ensino Superior Politécnico, integrando, atualmente, o departamento de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Beja. Docente da área científica de Direito leciona, atualmente, Direito do Trabalho, Direito das Sociedades, Direito Aplicado à Enfermagem e Direitos Reais. É formadora certificada, ministrando várias formações de âmbito pós-graduado. É autora de: A Flexibilidade no Contrato de Trabalho. Unpublished Master (MEd), dissertação de Mestrado, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2008. É co-autora de: Código de Processo de Trabalho Anotado, Petrony, Lisboa, 2010; Código do Trabalho Anotado, Petrony, Lisboa, 2009; O Contrato de Trabalho – regime actual, Petrony, Lisboa, 2009. É ainda autora de alguns artigos científicos e participa com regularidade em congressos temáticos na sua área científica de investigação.

Áreas de investigação: Regime Jurídico da Segurança e Saúde no Trabalho; Risco; Segurança e Saúde no Trabalho; Prevenção; Precaução.