Miguel Coelho

Doutorado em Economia e mestre em Economia Internacional pelo ISEG/ULisboa.

Professor Auxiliar da Universidade Lusíada desde 1994, onde leciona cadeiras no âmbito dos Mercados Financeiros, Calculo Financeiro e Gestão de Riscos, exerce ainda funções docentes como professor convidado do IDEFE/ ISEG/ULisboa desde 2005 e do ISCSP/ULisboa desde 2015.

Administrador da Montepio Valor, Sociedade Gestora de Fundos de Investimento, desde 2013 e coautor do livro, publicado em 2015, “Mercados – São Mesmo os Grandes Culpados das Crises?”.

Vice-Presidente do Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS, IP) entre Setembro de 2011 e Julho de 2013, tendo publicado em 2013 o livro “Segurança Social – Situação Atual e Perspetivas de Reforma”.

Exerceu ainda funções de direção no Montepio Geral Associação Mutualista e de administração em algumas das empresas do Grupo Montepio entre 2009 e Setembro de 2011 (Futuro, SGFP; Montepio Gestão de Activos, SGFI; Residências Montepio, Serviços de Saúde).

Exerceu funções de direcção na Direcção Financeira e Internacional, Departamento de Estudos e Departamento de Risco da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) entre 2004 e 2008.

Economista do Gabinete de Estudos da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) entre Julho de 2001 e Agosto de 2004 e do Departamento de Research em Macroeconomia e Mercados Financeiros do BANIF – Banco de Investimento entre Setembro de 2000 e Junho de 2001, tendo colaborado ainda, como consultor externo, com o Conselho Económico e Social (CES) entre 1997 e 2000.

Investigador do iLab.

Áreas de investigação: Mercados Financeiros; Segurança Social; Economia Social.

Miguel-Coelho