O contrato de volume e o transporte marítimo de mercadorias

Dos granéis aos contentores, do ‘tramping’ às linhas regulares

Dados da publicação

Autor: Duarte Lynce de Faria

Editora: Almedina
Ano de Edição: 2018
ISBN: 9789724076751
Número de Páginas: 938

Apresentação

O presente estudo aborda o tema do “contrato de volume” desde a sua origem – o transporte de granéis nos anos 70 do século passado – até à contentorização atual. O objeto é, hoje, como um todo, consagrado na definição das Regras de Roterdão. Trata-se de aprofundar o tema e de perspetivar as suas implicações no transporte marítimo, especialmente, no transporte de contentores e nas linhas de navegação regulares. 
Pretende-se, assim, traçar um caminho que transforme as Regras de Roterdão num documento útil no futuro, talvez com uma forma diferente mas em que se consagre o “contrato de volume” com uma regulação mais efetiva e compreensiva para o tráfego de contentores, com a desmaterialização dos processos, visando o “transporte se papel” (“paperless”), agilizando o “pipeline” logístico.

 

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