INVESTIGADORES NÃO DOUTORADOS

Tatiana Morais

Breve apresentação e áreas de investigação

Tatiana Morais é doutoranda em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, com bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia. A sua investigação incide sobre a Violência Sexual e de Género nos campos de população refugiada. Mestre em Direitos Humanos pela Escola de Direito da Universidade do Minho, com a dissertação “Violência Sexual e de Género nos campos de população refugiada: análise e enquadramento legal” (2015). Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2001-2006), pós-graduada em Estudos Europeus (2007-2008) pela mesma faculdade e em Direitos Humanos (2011) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Começou a sua actividade profissional como advogada, com especial foco na área de contencioso civil e penal.

Entre 2011-2015 colaborou com diversas associações e ONG’s enquanto voluntária e técnica jurista de projecto.

É, ainda, investigadora colaboradora no Centro de Investigação Interdisciplinar em Direitos Humanos, na Universidade do Minho.

É autora e co-autora de comunicações apresentadas em universidades nacionais e internacionais e autora e co-autora de artigos científicos e capítulos em livros, na área dos Direitos Humanos, questões de género, nomeadamente, Violência Sexual e de Género que afecta as mulheres dentro e fora do local de trabalho, em contexto de conflito armado e em contexto de refúgio.

Área de Investigação: Direitos Humanos, Violência Sexual e de Género, População Refugiada, Justiça Retributiva, Justiça Restaurativa, África (Região dos Grandes Lagos), Médio Oriente, Europa.

Short bio and research areas

Tatiana Morais is a PhD candidate at University NOVA de Lisboa, and holds a studentship from FCT. Her research focuses on Sexual and Gender-Based Violence in Refugee Camps. Tatiana holds a Master in Human Rights from University of Minho, with a thesis on “Sexual and Gender-Based Violence in Refugee Camps: analysis and legal framework” (2015). She holds a Law Degree from University of Lisboa (2001-2006), and a post-graduation course in European Studies (2007-2008) from the same University and a post-graduation course in Human Rights (2011) from Law School of University of Coimbra.

Tatiana has worked as a lawyer, with especial focus on civil and criminal litigation.

Between 2011-2015 she has worked with associations and NGO’s as volunteer and as a jurist in a project.

She is also a student researcher in Centro de Investigação Interdisciplinar em Direitos Humanos, in University of Minho since 2014.

Tatiana has presented communications in national and international universities (as author and co-author) and has published articles and chapters in books (as author and co-author), with especial focus on Human Rights, gender issues, especially, Sexual and Gender-Based Violence, women as SGBV survivors at workplace, at public spaces, in armed conflict and during refugee cycle.

Research Focus: Human Rights, Sexual and Gender-Based Violence, Refugee, Retributive Justice, Restorative Justice, Africa (Great Lakes Region), MENA, Europe.

Sem Título