Vânia Simões

GRAU: Mestre

É Advogada e Doutoranda em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Desempenha funções na Associação Portuguesa pelos Direitos da mulher na gravidez e parto enquanto associada efetiva, encontrando-se também integrada nos órgãos sociais da associação.

Licenciada e Mestre em Direito – Ciências Jurídico-Empresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, é também Pós-Graduada em Direito da Medicina & Justiça Penal pelo Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais da Faculdade de Direito de Universidade de Lisboa. Colaborou em diversos escritórios de advocacia em Portugal e no Brasil.

Foi galardoada com o prémio Teresa Rosmaninho: Direito Humanos, Direitos das Mulheres – 4ª edição com um estudo elaborado sobre violência obstétrica, tendo desde então direcionado o seu foco de investigação em torno deste tema.

Autora de diversos estudos e comunicações publicadas e em curso de publicação relacionadas com o direito médico/penal médico.

Conferencista pontual em temáticas de direitos humanos das mulheres, direito médico e penal médico. Formadora certificada, ministra formações de direito médico, direito do trabalho e violência de género (obstétrica).

Áreas de interesse: Direito Médico, Direito Penal Médico, Violência de Género, Violência Obstétrica, Direito Societário, Direito e Processo do Trabalho

Foto-Vânia