A Psicologia Analítica em Diálogo com Pierre Bourdieu: a busca por uma metodologia capaz de honrar o momento histórico em que é concebida e aplicada

CEDIS Working Paper VARIA n.º 2, Abril 2021

Resumo e palavras chave

Autor: Alberto Pereira Lima Filho

RESUMO

Este estudo examina um texto de Pierre Bourdieu – O Poder Simbólico – e destaca os conceitos principais por ele apresentados, sistematizando-os num formato distinto daquele escolhido pelo autor. Uma vez que o trabalho de Bourdieu é de extrema relevância para o desenvolvimento de minha tese de Doutorado, estabeleci articulações entre suas ideias e elementos teóricos da Psicologia, além de registrar reflexões por um lado inspiradas pelo autor e, por outro, alimentadas por minha prática clínica. Considerações do próprio autor sobre o campo do Direito recebem atenção. Posicionamentos críticos de Bourdieu a respeito da produção de conhecimento em disciplinas humanas são destacados. Ao lado disso, o estudo reúne ferramentas da Psicologia e da Psiquiatria forenses e apresenta o relevante trabalho de Eloisa Penna sobre método de pesquisa em Psicologia Analítica, extremamente orientador para a concepção do método a ser adotado no desenvolvimento de minha tese.

PALAVRAS-CHAVE

Habitus; Campo; Capital; Produção de Conhecimento; Método de Pesquisa; Psicologia Analítica.

Abstract and keywords

Author: Alberto Pereira Lima Filho

ABSTRACT

This study examines a text by Pierre Bourdieu – The Symbolic Power – and highlights the main concepts presented by him, systematizing them in a format which differs from that chosen by the author. Since Bourdieu’s work is extremely relevant for the development of my PhD thesis, I established articulations between his ideas and theoretical elements of Psychology, in addition to recording reflections on the one hand inspired by the author and, on the other, fed by my clinical practice. The author’s own comments on the field of Law receive attention. Bourdieu’s critical positions regarding the production of knowledge in human disciplines are highlighted. In addition, the study brings together tools from forensic Psychology and Psychiatry and presents the relevant work of Eloisa Penna on research method in Analytical Psychology, an inspiring guide for the conception of the method to be adopted in the development of my thesis.

KEYWORDS

Habitus; Field; Capital; Knowledge Production; Research Method; Analytical Psychology.

Ver Publicação

WP2 - VARIA