PREVENÇÃO DA RADICALIZAÇÃO E DO EXTREMISMO VIOLENTO

CEDIS Working Paper Direito Segurança e Democracia n.º 17 novembro 2015

Resumo e palavras-chave

Autor: Pedro Miguel Martins Ares

 

RESUMO

O presente trabalho de investigação foca-se na prevenção da Radicalização e do Extremismo Violento como forma de prevenção do terrorismo.

A metodologia seguida pautou-se pela análise sistemática de literatura desenvolvida por peritos e pela análise de documentação oficial de Organizações Internacionais no âmbito da prevenção da Radicalização.

Com esta investigação percebeu-se a importância da prevenção da Radicalização como prevenção para o terrorismo bem como o as atuais estratégias e o papel desempenhado pelas forças de segurança e pela comunidade.

Concluiu-se ainda que é necessário a consciencialização dos diversos atores no processo de produção de segurança para a importância da prevenção da Radicalização como forma de prevenção do terrorismo, de forma a erradicar esta grave ameaça à segurança.

 

PALAVRAS-CHAVE

Prevenção, Radicalização, Extremismo Violento, forças de segurança, comunidade

 

CEDIS Working Papers Direito, Segurança e Democracia ISSN 2184-0776

Abstract and keywords

Author: Pedro Miguel Martins Ares

 

ABSTRACT

This research work focuses on the prevention of radicalization and violent extremism as a form of terrorism prevention.

The methodology followed was marked by systematic analysis of literature developed by experts and analysis of official documentation from international organizations in the prevention of radicalization.

With this research we realized the importance of preventing radicalization as prevention of terrorism, the current strategies and the role played by the security forces and the community.

It also found that awareness of the various actors in the security production process to the importance of preventing radicalization as a form of terrorism prevention is necessary in order to eradicate this serious security threat.

 

KEYWORDS

Prevention; Radicalisation; Violent Extremism, Security forces, Community

 

CEDIS Working Papers Direito, Segurança e Democracia ISSN 2184-0776

Ver Publicação

WP2