INVESTIGADORES NÃO DOUTORADOS

Emellin Oliveira

Emellin de Oliveira

É Co-fundadora e Coordenadora Executiva da NOVA Refugee Clinic, sendo ainda Team Leader do Grupo de Prática.

É também investigadora do Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade (CEDIS) e Doutoranda em Direito na NOVA School of Law, cuja investigação visa analisar juridicamente a relação entre Migração e Segurança na União Europeia.

É Mestre em Migrações Internacionais pelo ISCTE-IUL (2015), Jovem Auditora em Defesa Nacional pelo Instituto de Defesa Nacional – IDN (2016), Pós-graduada em Relações Internacionais – Estudos da Paz e da Segurança pela Universidade de Coimbra (2011) e Licenciada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2008).

Ainda, é Co-coordenadora dos cursos breves da JURISNOVA/NOVA School of Law sobre “Direito de Imigração, Asilo e Nacionalidade”; “Os sistemas de proteção de direitos humanos em perspetiva: os sistemas europeu, africano e interamericano”; e “Women’s rights and Gender Equality”.

Em 2019, foi investigadora visitante na Universidade de Pisa e desenvolveu um período de investigação de campo na Caritas – Agrigento (Sicília). Foi Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

É membro da Ordem dos Advogados em Portugal e no Brasil, tendo contribuído com diversas associações e entidades civis, quer em formações, quer na assessoria jurídica em matéria de imigração, asilo e nacionalidade.

Áreas de interesse: Direito Internacional Público. Direito da União Europeia. Segurança. Imigração. Asilo. Perspetiva de género.

Scanner_20161219