Filipe Lacerda

Doutorando em “Direito e Segurança” na Nova School of Law (Universidade Nova de Lisboa), possuí formação base em Engª Multimédia e Informática (2004). Co-Fundador de projetos empresariais em Tecnologias de Informação há mais de 15 anos, trabalha para encontrar soluções eficazes que vão ao encontro dos desafios nas áreas de (Ciber) Segurança e Privacidade, princípios básicos que suportam os modelos económicos das organizações, e por último, a sociedade. Complementarmente, efetuou especializações em “Direito Avançado em Ciberdefesa e Ciberespaço” (2018) pela Faculdade de Direito de Lisboa | Academia Militar | Projeto MNCDE&T NATO ; “Gestão de Privacidade”, pela Maastricht University (2017) onde obteve a certificação de DPO.

Possui especializações técnicas em “Artificial Intelligence systems and techniques: addressing ethical implications in Horizon Europe – European Commission “(2021); “Scenario Planning & Strategic Agility – MANAGING UNCERTAINTY IN A FAST-CHANGING WORLD, IF Insight & Foresight “(2020); “Auditoria de Segurança de Informação – ISO27001″, pelo BSI (2013). Foi ainda convidado pelo departamento de estado Norte Americano a integrar o programa IVLP – “Advancing an Open, Reliable and Secure Digital Economy”, US Department of State, USA em 2019.

Atualmente é perito em ética e proteção de dados para o European Research Council, para a Comissão Europeia – DG Research & Innovation, e membro da Europol Data Protection Experts Networks (EDEN).

Ligado à área de inovação e empreendedorismo, é mentor desde 2015 na Startup Lisboa, nas suas áres de especialização.

Áreas de investigação: (Ciber)Segurança, Segurança de Informação, Privacidade, Ética Digital e Prova Digital.

Filipe Lacerda