INFORMAÇÃO CLASSIFICADA

Resumo e palavras chave

Autor: Paulo Manuel Marques Lucas Correia De Brito

RESUMO
O trabalho apresentado teve como principal objectivo desenvolver um estudo amplo relativamente à temática da Informação Classificada e a sua relação com a Segurança Nacional.
Num contexto Geopolítico e Geoestratégico cada vez mais complexo, reflexo de um mundo em acelerada e permanente mutação, é fundamental reflectir sobre as medidas preventivas e as estratégias a adoptar pelos Estados no sentido de garantirem mais e melhor segurança para os seus cidadãos. Nesse sentido houve um esforço para ao longo da elaboração deste estudo alertar sobre os riscos potenciais e iminentes que o Estado corre no actual contexto global e, despertar consciências para a importância fundamental que os Serviços de Informações e a Informação Classificada têm na prevenção desses riscos.
Só através de Serviços de Informações bem equipados, providos das condições e meios necessários para a produção de Informações de qualidade e confiáveis, é possível criar as bases para uma maior Segurança Nacional progressivamente mais eficiente e capaz de prevenir e evitar ameaças, oferecendo aos cidadãos maiores níveis de confiança nas Instituições do Estado.
O Estado deve ser garantia de Segurança para os seus cidadãos; esse pacto de confiança depende em larga medida do empenho das instituições em promover e investir em maior Segurança. Assim, um dos pontos fulcrais que se visa alertar neste trabalho é precisamente a necessidade imperativa de reformar os Serviços de Informações, fornecendo-lhes todas as condições necessárias para que desenvolvam as suas actividades com cada vez maior eficiência. Ignorar esta realidade é ignorar a realidade do mundo contemporâneo, correndo o Estado grandes riscos, pois sem Informação não existe Segurança possível.

PALAVRAS-CHAVE
Informação Classificada, Serviços de Informações, Ameaças, Segurança Nacional, Estado.

CEDIS Working Papers Direito, Segurança e Democracia ISSN 2184-0776

Abstract and keywords

Author: Paulo Manuel Marques Lucas Correia De Brito

ABSTRACT

The paper presented had as its main goal to develop a wide study about the issue of Classified Information and its relation with National Security.

In an increasingly complex Geopolitical and Geostrategic environment, reflection of a world in accelerated and permanent mutation, it is crucial to reflect on the preventive measures and the strategies to be adopted by States so they can guarantee more and better security for their citizens. In that sense there was an effort throughout the process of drawing up this study to warn of the potential and imminent risks involving the State on the current global environment and, raise awareness to the prime importance of Intelligence Services and Classified Information in preventing those risks.

Only through well-equipped Intelligence Services, provided with the necessary conditions and means for the production of reliable quality Information, it is possible to create the basis for a greater National Security progressively more efficient and capable of preventing and avoiding threats, offering to the citizens greater levels of confidence in State Institutions.

The State must be a security guarantee for its citizens; that confidence pact depends to a large extent on the commitment of the Institutions in promoting and investing in greater Security. Thus, one of the key points this paper aims to alert is precisely the imperative need of reforming the Intelligence Services, supplying them with all the necessary conditions so they can develop their activities with increasingly efficiency. To ignore this reality is to ignore the reality of contemporary world, with the State taking great risks, for without Information there is no possible Security.

KEYWORDS

Classified Information, Intelligence Services, Threats, National Security, State.

CEDIS Working Papers Direito, Segurança e Democracia ISSN 2184-0776

Ver Publicação