INVESTIGADORES DOUTORADOS INTEGRADOS

GRAU: Doutoramento

CATEGORIA PROFISSIONAL:

Investigadora Auxiliar

Laura Íñigo Álvarez é Investigadora Auxiliar em Direito Internacional na NOVA School of Law e da CEDIS (Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade). É licenciada e mestre em Direito Público pela Universidade de Sevilha, onde se formou cum laude e recebeu o Prémio Extraordinário de Fim de Estudos. Doutorada pela Universidade de Utrecht no Departamento de Direito Internacional e Europeu em 2019, a sua tese de doutoramento, intitulada ‘Rumo a um Regime de Responsabilidade dos Grupos Armados no Direito Internacional’, foi publicada pela editora Intersentia em julho de 2020. Na NOVA School of Law, irá desenvolver uma linha de pesquisa dedicada às empresas e direitos humanos, particularmente sobre recursos extrajudiciais face a violações de direitos humanos cometidas por empresas.

Tendo sido investigadora do projeto europeu FRAME “Fostering Human Rights between European (internal and external) Policies” coordenado pela Universidade Católica de Leuven e financiado pela Comissão Europeia, contribuiu como coautora para três relatórios sobre a política comum de segurança e defesa da União Europeia. Integrou também a equipa de trabalho de vários projetos de investigação sobre empresas e direitos humanos financiados pelo Ministério da Economia e da Competitividade de Espanha.

Participou ainda como palestrante em várias conferências internacionais, incluindo as conferências organizadas pela Sociedade Europeia de Direito Internacional (ESIL) e pela Associação de Institutos de Direitos Humanos (AHRI). Também colabora com a Oxford Reports on International Law in Domestic Courts, é membro do Observatório Internacional de Direitos Humanos e Empresas (Universidade de Sevilha) e do Ilustre Colégio de Advogados de Sevilha. As suas principais áreas de pesquisa são as seguintes: direito internacional dos direitos humanos, direito internacional humanitário e atores não-estatais armados, direito penal internacional, e empresas e direitos humanos.

LauraÁlvarez